Para uma Formação de Proximidade

PARA UMA FORMAÇÃO DE PROXIMIDADE
Baden-Powell quando criou o Escutismo, introduziu no seu património genético a missão de formar integralmente cada um dos seus jovens. Ou seja, olhar para cada um dos indivíduos e fornecer-lhe tudo aquilo que ele necesita para ser, enquanto adulto, um cidadão feliz, saudável, responsável e solidário. Esta é a nossa grande missão: pegar no jovem rapaz e rapariga; analisar tudo aquilo que é, sabe e faz; perceber tudo aquilo que lhe falta para a sua construção ser integral e proporcionar-lhe todas as oportunidades, nas quais ele possa crescer e construir o grande projecto de Vida, que é ele próprio.
E como é...em relação aos adultos no Escutismo...aos nossos Dirigentes?
Com o adulto no Escutsmo não poderá ser diferente! Temos de ter a capacidade de olhar para cada indivíduo e perceber todo o património, todas as vivências, tudo aquilo que ele é, sabe e faz; todas as pessoas que já conheceu; todas as viagens que já realizou;... E baseado em todo esse património,olhando para a função exercida, os desejos e vontades demonstradas, competências e vocações vividas e descobertas, fazê-lo perceber as fraquezas e as necessidades de formação, que ele terá de colmatar, para que possa desempenhar a sua missão da melhor e mais pedagógica forma possível.
Assim, só um Sistema de Formação de Adultos no Escutismo, direccionada para cada indivíduo, para cada Dirigente, para os seus saberes, vocações, vontades e necessidades, ligando o CNE à(s) Sociedade(s) Civil(is), procurando potenciar o melhor que cada Dirigente é e tem, sabe e faz, poderá cumprir este objectivo. Este é o próximo e novo desafio que o CNE abraçou, relativamente à Formação de Adultos.

Sem comentários:

Enviar um comentário