Fábula do Rato e da Ratoeira



Lição do Ratinho


Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o agricultor e a sua mulher abrirem um grande embrulho. Pensou logo no tipo de comida deliciosa haveria naquele embrulho. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.


Correu ao pátio da Quinta avisando todos os animais: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!!!

A galinha disse-lhe: - Desculpa Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para ti, mas não me prejudica em nada; não me incomoda.

O rato foi ter com o porco e disse-lhe: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira ! - Desculpa, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fica descansado, que me lembrarei de ti nas minhas orações.

Em seguida o rato dirigiu-se à vaca. E ela disse-lhe: - O quê? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não !

Então o rato voltou para casa abatido, pronto a enfrentar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se o barulho da ratoeira a fechar. A mulher do agricultor correu para ver o que tinha acontecido...se a ratoeira tinha apanahdo o malvado rato. Mas no escuro, ela não viu que a ratoeira tinha apanhado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...

O agricultor levou-a imediatamente ao hospital. Ela voltou para casa para curar a febre. Toda a gente sabe que não há melhor alimento para alguém com febre, do que uma canja de galinha. O agricultor pegou no seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o agricultor matou o porco. A mulher não melhorou e acabou por morrer. Muitos familiares e amigos vieram para o funeral. O agricultor então sacrificou a vaca, para alimentar todos aqueles que tinham vindo acompanhar a mulher à sua última morada.


Moral da História: Na próxima vez que tu ouvires dizer que alguém está diante de um problema e acreditares que o problema não te diz respeito, lembra-te que quando há uma ratoeira na casa, toda a Quinta corre risco. O problema de um é um problema de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário